segunda-feira, 26 de março de 2012

MOVIMENTO PRÓ ARCOVERDE PROMOVE PALESTRA SOBRE INTERNET NA ESCOLA ANTÔNIO JAPIASSU

Os alunos da Escola Antônio Japiassu foram agraciados com uma palestra de grande importância para os que vivem no mundo virtual, promovida pelo o Movimento Pró-Arcoverde. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (23), e teve como objetivo  conscientizar os jovens sobre as vantagens e perigos do uso da internet. Borys Mirrayl Araújo, palestrante da noite, destacou as vantagens de acessos ao sites de consumo, aproveitando as grandes promoções relâmpagos, falou ainda da rapidez com que as informações são repassadas, como também os relacionamentos virtuais e dos limites e cuidados nas longas conversas nos chats, lembrando que, o mundo virtual pode ser mais fantasia do que realidade. No final da palestra foram sorteados 4 celulares. O encontro foi idealizado pelo Movimento Jovem  Pró-Arcoverde.



Edição/Hozana Araújo
Fotos/Valdenio Ramos

sexta-feira, 9 de março de 2012

Mulheres de Arcoverde recebem homenagem do Movimento Pró-Arcoverde

A noite desta quinta-feira (08),  Dia Internacional da Mulher, foi marcada por um grande evento coordenado pelo o Movimento Pró Arcoverde, no Democrático. Mais de 40 mulheres receberam o certificado de Mulher Destaque 2012. O evento teve a coordenação de Israel Guerra, que ressaltou em seu discurso a necessidade de termos uma delegacia da mulher  e ainda uma creche em cada um dos 26 bairros da cidade, para tranquilizar as mães que precisam sair para trabalhar deixando os filhos com segurança. falou da sua luta em ter o serviço de mamografia pelo o SUS e também o serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência.
O evento contou com mais de 800 pessoas entre elas lideranças políticas e comunitárias de todos os bairros e Zona Rural.




Redação/Hozana Araújo
Fotos/Valdenio Ramos

quarta-feira, 7 de março de 2012

Famílias da Fazenda Santa Rita são mantidas em suas terras

Depois de muita luta, enfim, a vitória!

Israel Guerra e moradores da Fazenda Santa Rita (04/03/2012)
 Na manhã desta terça-feira (06), os moradores da Fazenda Santa Rita puderam comemorar a vitória após vários dias de desassossego e apreensão. No mês de novembro a prefeitura de Arcoverde enviou comunicado  aquela comunidade onde constava o pedido de desocupação daquelas terras no prazo de 10 dias, alegando que a área pertencia a prefeitura. A partir daí se começou a luta através do Movimento Pró-Arcoverde, na pessoa do seu coordenador, ex-deputado Israel Guerra, e os moradores do loteamento, quando na ocasião Israel solicitou ao defensor público, Dr. valdi, a anulação da liminar favorável a prefeitura.
 A “despropriação” das terras pedido na Justiça no final da semana passada pela Prefeitura de Arcoverde obrigava que as 21 famílias saíssem do local alegando que houve, ali, uma invasão. Enfim, depois da repercussão negativa em pleno ano eleitoral, o prefeito recebeu o vereador Joel Filho, a presidente da Associação Lucilene de Almeida; o presidente dos trabalhadores rurais da agricultura familiar, Luiz Brasil e mais 6 representantes, participou também da reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo.
O prefeito afirmou que a Justiça deu parece favorável ao município, mas que nenhuma ação de despejo será executada. Ele mandou suspender qualquer ação contra os moradores.
Nos próximos dias, técnicos da prefeitura vão fazer todo o levantamento topográfico do Distrito Industrial e redefinir a área que será ocupada pelos moradores da Fazenda Santa Rita. Após o levantamento, um novo encontro vai fechar o acordo que garantirá a permanência dos moradores na referida área,
Os representantes e moradores concordaram com as decisões da prefeitura, aguardam agora a finalização do processo.
 
Redação/Foto/Hozana Araújo

segunda-feira, 5 de março de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Juiz da 1ª vara cívil vai analisar a reitegração de posse dos agricultores da Fazenda Santa Rita

Israel Guerra e os moradores da Fazenda Santa Rita na 1ª reunião em Dezembro de 2011
O impasse na comunidade da Barriguda continua. Fontes dão conta de que o Juiz Dr. Drauternani Pantaleão, da 2ª Vara de Arcoverde, proferiu despacho remetendo os autos sobre o caso de reintegração de posse de áreas na Fazenda Santa Rita, próximo ao Distrito Industrial, para o Juiz da 1ª Vara, onde corre a ação principal. 
A referida Ação Principal já teve até despacho do Juiz, Dr. Cláudio, notificando a Prefeitura para se pronunciar sobre o pedido de manutenção de posse, feito pela Defensoria Pública em favor dos agricultores que estão prestes a ter que sair do local. Assim, o Dr. Drauternani, através do despacho, anula de direito a liminar de reintegração de posse em favor da Prefeitura de Arcoverde. 
Ainda segundo informações, a ação do defensor público Dr.Valdi foi feita em atendimento à solicitação do Movimento Pró-Arcoverde, que através de seu coordenador, Israel Guerra e dos companheiros do SINTRAF, Iranildo da Pintada e Luiz Brasil, reuniu toda a documentação dos posseiros e entregou ao Dr. Valdi, ainda em dezembro de 2011, mostrando, inclusive, que a ação de manutenção de posse dos ocupantes do terreno, em andamento na mesma vara, é anterior à da prefeitura.
Desde o início da semana que Israel Guerra estar em contato com a ex-prefeita Rosa Barros e o vereador Joel Filho, além de Alberto Estêvão ( COPAMA) e Damião Lucena ( Pres. PCdoB),  isso demonstra a luta da oposição em Arcoverde que está se unindo cada vez mais para trabalhar em prol dos  desfavorecidos, e um exemplo claro é esse caso da Barriguda, estão todos empenhados para defender os posseiros contra a postura autoritária da Prefeitura.
 os agricultores da fazenda Santa Rita e o  Movimento Pró-Arcoverde aguardam  uma ação do Ministério Público da comarca, o mais rápido possível.
Informações/Roberto&Romero/MPA 
Fotos/Hozana Araújo

quinta-feira, 1 de março de 2012

Prefeitura de Arcoverde ameaça 30 famílias da Fazenda Santa Rita com desapropriação de suas terras

Agricultores da localidade da Barriguda, na Fazenda Santa Rita, nas imediações do Distrito Industrial de Arcoverde, às margens BR-424, estão vivendo dias de apreensão com o fantasma da “despropriação”. É que a Prefeitura de Arcoverde quer que cerca de 30 famílias(mais ou menos 95 pessoas) saiam do local alegando que houve, ali, uma invasão. Inclusive já existe uma liminar de reintegração de posse beneficiando a prefeitura. Os agricultores rebatem, no entanto, que moram ali, há mais de 20 anos. Eles pegaram uma terra improdutiva e agora plantam milho, feijão, macaxeira, acerola, tomate e pimentão.   Há quem diga que, no local, a Prefeitura estaria no intuito de construir uma escola técnica. “Basta vir aqui para ver o terreno bastante acidentado, com serras e vales profundos em volta, não se prestando nem para edificar escola ou mesmo indústria”, analisou Joel. Os agricultores da área, inclusive, têm uma associação de moradores, presidida por Lucilene de Almeida, com CNPJ e toda documentação em dia. “Cuido de uma irmã deficiente e tenho dois filhos, só um deles trabalha, o outro faz ‘bico’; o que sobra do dinheiro que compro os remédios para minha irmã eu faço a feira, é muito sufoco”, diz apreensiva Lucilene. Ao tomar conhecimento da situação, o ex-deputado Israel Guerra, que coordena o Movimento Pró-Arcoverde, já tomou algumas providências para se evitar o constrangimento dessas famílias ficarem no meio da rua. Em audiência com Dr. Carlos Eduardo Seabra, no dia 9 de dezembro passado, promotor da Cidadania, Infância e Juventude, Israel levou ao conhecimento do mesmo e foi orientado a procurar o promotor para conflitos agrários, Dr. Edson Guerra.  Desde anteontem que o coordenador do Movimento Pró-Arcoverde, Israel Guerra está em contato com a ex-prefeita Rosa barros e o vereador Joel Filho, além de Alberto Estêvão ( COPAMA) e Damião Lucena( Pres. PCdoB) junto à Defensoria Pública, para tentar reverter ou adiar a decisão do Exmo.Sr. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca, mostrando, inclusive que existe uma outra ação, de manutenção de posse, dos ocupantes do terreno, em andamento na mesma vara, que foi anterior à da prefeitura.O Movimento Pró-Arcoverde esperar uma ação do Ministério Público da comarca.

Tags/Desaprooriação/Arcovede
Redação/Hozana Araújo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...